09/02/2008

Sobre o SLinkator


O SLinkator é uma ferramenta que foi desenvolvida para solucionar problemas típicos encontrados pelos builders do Second Life.


1. Link Failed -- pieces too far apart


Um dos problemas encontrados é quando se tenta linkar objetos que estão a determinada distância que o sistema do Second Life não permite linkar. Neste momento o viewer nos mostrará a mensagem: "Link Failed -- pieces too far apart", ou "Link Failed -- Unable to link any pieces - pieces too far apart".


Exemplos:


Ex. 1: Dois boxes a 5 metros de distância


Tente linkar 2 objetos do tipo box (tamanho padrão - 0.500 x 0.500 x 0.500) a mais de 4 metros e 346 milímetros de distância. Para testar isso, os coloque em uma mesma posição no eixo X, coloque o Box1 na posição 100 no eixo Y e o Box2 na posição 104,347 do eixo Y. Teclando CTRL+L (Menu->Tools->Link) você receberá a mensagem "Link Failed".

Usando o SLinkator você poderá manipular, mover e girar, esses dois objetos como se estivessem linkados pelo sistema do Second Life , porém estarão linkados pelo SLinkator, com a vantagem de poder trabalhar com os outros atributos (cor, luminosidade, textura...) de forma independente, pois se mudar a textura do Box1, a textura do Box2 permanecerá inalterada.


2. Linkar objetos independentes


Existem situações onde não é interessante linkar dois objetos pelo método do SL. Por motivos óbvios você não deve linkar o tapete com o sofá da sala, nem o sistema de alarme com a porta, nem a parede com o chão, etc... Você pode estar perguntando: “Por que não?”.

Muitos objetos possuem scripts, e geralmente precisam estar separados de outros que também possuam, pois senão...quem vai disparar determinado evento ou função? Você também não deseja que alguém acabe sentado na lâmpada quando deveria estar sentado na cadeira, isso ocorre quando os objetos estão linkados pelo Second Life, mas não pelo SLinkator. E provavelmente você queira modificar a textura de um objeto, e não da casa toda... Se toda a casa estiver linkada pelo SL você deverá deslinkar para poder mudar a textura do chão sem alterar o teto. Podemos encontrar várias situações onde linkar não é conveniente pelo sistema do Second Life, e você, como construtor deve ter experimentado muitas delas.


Exemplos:


Ex. 1: Sala completa


Se você construiu uma sala com sofás, mesas, tapetes, etc... Provavelmente você não poderá linkar todos estes objetos para a venda, simplesmente por questões da necessidade de independência entre eles. Se você linkar o sofá com o tapete, não saberá onde o avatar vai acabar sentado.





Nenhum comentário: